Conteúdo
Como os editores de videogame ganham dinheiro com seus títulos mudou drasticamente nas últimas décadas.Agora, a criptomoeda e a tecnologia blockchain oferecem uma nova maneira de os editores monetizarem jogos e gerarem receita crítica.Também existem grandes benefícios para os jogadores.
A evolução da monetização de videogame
No começo, nos anos oitenta e noventa, os videogames seguiram um modelo de pagamento para jogar.Os jogadores pagaram o preço total por um jogo (geralmente em uma loja naquela época!) E receberam acesso total a tudo o que o jogo tinha a oferecer.
Então, à medida que a Internet contínua e confiável se tornou disponível, o modelo de monetização dos jogos mudou.Surgiu um modelo gratuito para o jogo, onde os recursos, funcionalidades e itens do jogo adicionais precisam ser adquiridos.Essas compras são conhecidas como micropagamentos ou microtransações, e podem envolver um jogador primeiro precisando comprar uma moeda no jogo com dinheiro real, antes de poder passar a "moeda virtual" de um jogo.
As microtransações foram criticadas, elas significam que um jogo gratuito pode não ser livre.Geralmente, são necessários micropagamentos para acessar os recursos completos do jogo, embora muitos jogos gratuitos possam ser jogados com funcionalidade limitada.E alguns jogos de pagamento para jogar também precisam de micropagamentos adicionais para funcionalidade completa ou extra.
Alguns argumentam que essas compras podem tirar uma sensação de realização de jogos.Lembra quando a única maneira de concluir um nível em determinados jogos era jogá -lo repetidamente?
Fortnite é um exemplo perfeito de um jogo gratuito com microtransações
Vamos tomar o sucesso retumbante do Fortnite como um exemplo de como fazer itens gratuitos e comprados no jogo da maneira certa.O Fortnite pode ser tocado e apreciado sem pagar um centavo.Os passes de batalha são essenciais para qualquer pessoa acima de um jogador ocasional, mas não são muito caros.
Porém, as peles, se você precisar ter o mais recente, pode custar um moolah sério, mas elas não são absolutamente essenciais para a jogabilidade e também podem ser conquistadas.
Fortnite gerado US $ 2,4 bilhões em receita para jogos EPIC em 2018. Essa receita veio de compras no jogo ou microtransações e é a maior receita anual de qualquer título de jogo até o momento.
Em 2018, Um estudo da empresa financeira lENDU descobriram que 70% dos jogadores do Fortnite fazem compras digitais na loja do Fortnite e daqueles que fazem compras, o gasto médio é $ 84,67.Um número maior que o usual $ 60+ Preço do jogo do console de pagamento para jogar.
Leia também: A integração criptográfica é inevitável para o Fortnite?
A tecnologia de criptomoeda e blockchain criam novos modelos e jogadores de receita de jogos podem se beneficiar
Em 2009, nasceu um novo tipo de moeda virtual.As moedas digitais, ou criptomoedas, chegaram com a criação do Bitcoin.Hoje, existem milhares de criptomoedas, mas é a tecnologia subjacente, Blockchain, que pode ser de mais interesse para os editores que desejam monetizar seus jogos.
As criptomoedas podem permitir micropagamentos seguros de qualquer tamanho dentro de um jogo.E, com a tecnologia blockchain, os ativos no jogo podem ser monetizados e transformados em tokens como criptomoedas.Se cada ativo, pele ou acessório do jogo for um token de blockchain com uma identidade e um proprietário comprovado, ele pode ser vendido ou negociado e até tirar de um jogo e entrar em outro.Morten Rongaard, CEO do Reality Gaming Group, disse Cointelegraph este ano:
“Minha visão é que os jogadores possam realmente possuir seu caráter, suas armas e seus recursos.Eles devem ser capazes de negociar, vender e comprar com segurança usando a blockchain.Isso em vez de correr um risco nas plataformas e onde você, como jogador, gastou milhares de dólares construindo um perfil que você nem possui e não tem controle. ”
O Reality Gaming Group, fora do Reino Unido, está construindo sistemas comerciais de blockchain em jogos, além de usar a realidade aumentada (AR) para sua mecânica de jogos.Seu primeiro título, Reality Clash, possui negociação de ativos tokenizada.Acabou de assinar um novo acordo para expandir para a China.
Percebendo o potencial da blockchain para jogos e esports
De fato, muitos estúdios de jogos, notícias e famosos, perceberam o potencial da blockchain para seus modelos de receita.O Ubisoft Entrepreneurs Lab acaba de adicionar outra startup de jogos de blockchain à sua incubadora e a própria Ubisoft está trabalhando no Blockchain há algum tempo.
Jogos míticos, um estúdio de jogos com foco em blockchain, acaba de totalizar US $ 35 milhões em financiamento para jogos de blockchain.Sua equipe executiva possui vários veteranos da indústria de videogames.
Os proponentes de blockchain e criptomoeda também veem o cruzamento entre jogos e criptografia.Uma das maiores trocas de criptomoedas, Binance, fez parceria com a Chiliz Esports.E, Cameron e Tyler Winklevoss, Cameron e Tyler Winklevoss, acabaram de adquirir uma startup construindo uma plataforma onde os tokens de criptografia do jogo e os ativos como o Crypokitties podem ser comprados por cartão de crédito em vez de criptomoeda.
As criptomoedas, a tokenização de ativos e a tecnologia blockchain têm o potencial de interromper e inovar massivamente modelos de monetização de jogos e micropagamentos e provavelmente em benefício de jogadores e editores de jogos.