jogo do bicho do goiás de hoje The Esports Bubble: fato ou conto de fadas?

postado em 16 de agosto de 2019 - Última atualização em 22 de outubro de 2021

Em 23 de agosto de 2016, CEO da TSM Andy "Reginald" Dinh escreveu um aberto Post Twitlonger Abordando o co-fundador da Riot Games Marc “Tryndamere” Merrill.A postagem foi uma resposta para Merril's alegar aquele profissional Liga dos lendários As organizações estão ganhando milhões e milhões de dólares apenas para jogá -lo investindo em outros e -sports menos bem -sucedidos.

Dihn tinha uma opinião diferente.Segundo ele, o TSM - um dos maiores nomes do LOL esports - estava realmente perdendo dinheiro com League of Legends.Dinh apontou para as regras rígidas de patrocínio, aumentando os custos operacionais e o sistema de promoção/rebaixamento no Série do Campeonato da Liga Norte -Americana (NA LCS) como os principais culpados.Era simplesmente muito difícil ganhar dinheiro em esports, ele opinou.Seus comentários levaram a outros proprietários da equipe do NA LCS a se unirem e se esforçam para o sistema de franquia agora familiar.

Isso foi há três anos, mas a maioria das organizações de esports ainda enfrenta os mesmos problemas.

O que está por trás dos rumores da bolha de eSports?

Para começar, os salários dos jogadores são maior do que nunca, os investimentos da eSports atingiram números de oito dígitos, e as avaliações de equipe têm subiu muito além disso.Por todos os meios, isso deve ser indicativo do estado saudável dos jogos competitivos.Afinal, se a cena está prosperando, não faz sentido para mais investidores e patrocinadores pularem no trem de eSports?Infelizmente, a situação não é tão preta e branca quanto parece.

É um segredo aberto que a maioria das organizações de eSports está operando com perdas.Seu alcance pode ser ótimo, suas equipes podem ser competitivas e seus jogadores podem ser amplamente apreciados por suas respectivas comunidades.Ainda a Os fluxos de receita simplesmente não estão lá para justificar os crescentes investimentos.E os murmúrios da iminente explosão da bolha de eSports estão ficando mais altos a cada semana que passa.

Também não se trata apenas das equipes.

O Overwatch League (Owl) está pedindo de US $ 30 a US $ 60 milhões por slot de expansão, o que significa que toda equipe que deseja ingressar na competição terá que investir algum dinheiro sério.Enquanto isso, a audiência da coruja tem sido declinante Desde o início de 2019, e a Activision Blizzard tem sido supostamente trabalhando Na segunda iteração de seu atirador de classe - um boato preocupante para alguém que pensa em investir oito números em um jogo que pode não estar por alguns anos.

E Overwatch Nem é o pior agressor.A próxima cidade Chamada à ação A liga é supostamente Perguntando Equipes para pagar US $ 25 milhões por slot - tudo enquanto a franquia de bacalhau classificações 12º entre os jogos mais assistidos Contração muscular.

Combine isso com a Comcast Corp. investimento US $ 50 milhões em uma arena de eSports de 3.500 lugares em Filadélfia- Uma região que historicamente tem sido muito assombrosa para jogos competitivos - e é claro que patrocinadores e empresas estão dispostos a colocar muito dinheiro na cena.O que não está claro é como (e quando) eles receberão um retorno de seu investimento.

A questão da longevidade

Agora, sites como Newzoo pintar Uma imagem muito atraente da indústria atualmente.Eles prevêem que o setor global de esports gerar até US $ 1,1 bilhão em receita em 2019. No entanto, não há garantia de títulos atuais de jogos que farão parte desse futuro.Jogos competitivos são notoriamente inconstantes.Grande parte de seu sucesso depende de uma base ativa de jogadores.No entanto, os gráficos ficam datados, a jogabilidade cresce sem graça e os títulos concorrentes aparecem no horizonte.Isso é tudo a dizer: Os jogadores seguem em frente.

É tentador ver Contra-ataque- Um jogo que aumentou com sucesso sua cena competitiva organicamente desde 2000 - como a imagem cuspida de um esport de sucesso.No entanto, o contra-ataque é uma anormalidade.Até agora, não há evidências para sugerir que outros jogos possam seguir seu exemplo.

O resultado

Por fim, é importante lembrar que a bolha de eSports não é mera conversa fiada no dia do juízo final.Lembra da tentativa de criar uma liga de Esports franqueada em 2007?A liga em questão -Série de jogos do campeonato- Assumiu -se apenas um ano e quatro meses porque "a lucratividade foi longe demais no futuro".

Inscreva -se com GG.Bet aqui!
1
Bônus de depósito de correspondência 100%
Até 200 €/$ ou equivalente
Ampla gama de mercados de esports
Disponível em EN, PT, ES e JA
Principais e -sports Boaskers & Odds

Obviamente, as circunstâncias são diferentes agora.O nível de investimento é muito maior, e as pessoas que colocam sua fé nos esportes são os principais tomadores de decisão, com anos de experiência no capitalismo de risco.Além disso, existem muitos jogos de sucesso no mercado.E mesmo que alguém seja vítima da bolha de eSports, outros ainda podem avançar em direção a um futuro radiante.

Talvez "futuro" seja a palavra -chave aqui.

Não há como negar que os esports estão recebendo muita tração.No entanto, empresas e desenvolvedores de jogos estão tentando forçar o crescimento.Eles estão apostando no eSports para se tornar o próximo NFL ou NBA Sem contabilizar o fato de que os jogos não têm os fluxos de receita e os números de audiência necessários para sustentar essa visão.Em suma, eles são Apostando no futuro.E se esse futuro não ocorrer nos próximos 5 a 10 anos, a bolha de eSports passará de um ponto de discussão preocupante para uma realidade muito preocupante.

Imagens cortesia de jogos de tumultos.

Daniil Volkov Avatar
Escrito por
Daniil Volkov

Daniil "INTHECURE" Volkov é um fã ávido de LOL que é versado nas cenas competitivas da Europa, América do Norte e Coréia do Sul.Um suporte principal no jogo, mas um transporte de coração, ele passa um pouco de tempo fazendo conteúdo em torno das correspondências LCS, LEC e LCK.

Ver todas as postagens de Daniil Volkov